Reduzir custos e aumentar a performance: essas são as principais metas de um gestor de frotas. Mas, para alcançar bons resultados é preciso que o profissional saiba administrar corretamente os recursos e manter o bom funcionamento do veículos. Isso pode ser alcançado quando se pensa em manutenção de frota. A manutenção preventiva é entendida como o primeiro passo para garantir a saúde financeira da sua frota. É preciso pensar de forma detalhada e planejada para não colocar o motorista e a carga em risco. A falta dessa manutenção a médio e longo prazo pode acarretar custos inesperados como as paradas e consertos dos carros.
Para você ficar por dentro do que é necessário para uma manutenção e conseguir poupar recursos para a sua empresa a Active Fleet e a NEXTFleet prepararam um passo a passo para facilitar o seu trabalho. Acompanhe:
MANUTENÇÃO PREVENTIVA:
É a primeira e mais segura medida a ser tomada quando se trata de manutenção de frotas. Tenha sempre em mente que prevenir os danos custa bem menos do que consertá-los.
Para que isso seja feito de forma produtiva é importante que o gestor estabeleça um cronograma de checagem preventiva de toda a frota. A ideia é que você faça uma listagem com todos os itens relacionados a seu tipo de frota e verifique cada um deles. São exemplos; pneus, óleos e fluídos em geral, motor, suspensão e sistema de escapamento.
Na lista precisa constar cada um dos itens, a frequência das verificações e o responsável pelo serviço. Mantenha um cronograma fixo e programado para cada um e execute-os à risca.
MANUTENÇÃO CORRETIVA:
O conceito de manutenção está ligado a ideia de “manter o estado inicial e algo” e não consertá-o. Por isso, esse tipo de manutenção ocorre em dois momentos: quando a preventiva não foi feita de forma correta ou quando há um problema emergencial, mesmo quando se cumpriu todos os requisitos da prevenção.
Geralmente os custos de uma manutenção corretiva são mais altos, comparados à preventiva. Entram na contagem dos custos a substituição não programada de peças, mão de obra, custos para manter o veículo parado e os eventuais atrasos com entregas.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Semelhante à manutenção preventiva com a diferença que esse tipo consegue antecipar possíveis problemas da frota por meio do uso de tecnologia avançada. Esse diferencial permite uma redução de custos pois elimina grande parte das manutenções corretivas. No entanto, para que funcione de maneira eficiente é necessário um investimento inicial em equipamentos específicos como câmeras termográficas, ultrassom e outros.
ERROS MAIS COMUNS DA MANUTENÇÃO DE FROTAS
Um gestor de frotas informado e bem preparado consegue otimizar a manutenção se ficar atento a alguns detalhes relevantes:
- Levar em conta as rotas e estradas utilizadas pelos veículos. Devido a precariedade de alguns trechos é interessante escolher com antecedência aqueles que serão mais benéficos para seu negócio. Leve em consideração as distâncias, qualidade da estrada, tipo de carga e veículo, etc. É indicado também o uso de sistemas de monitoramento e rastreamento de carga, capaz de fornecer dados e informações precisas.
- Mão de obra qualificada: escolher as oficinas de qualidade é sempre um item a ser observado. Muitas vezes economizar nesse quesito pode acarretar um custo maior pois a manutenção pode não durar o esperado.
Para se planejar e conseguir reduzir os custos com a manutenção veicular é imprescindível que o gestor monitore os dados de sua frota e utilize-os para otimizar os serviços. A Active Fleet oferece o serviço de gestão de manutenção onde oferece follow de agendamentos, oficinas, aprovações e atendimento ao condutor. Acompanhe mais informações sobre gestão de frotas e tecnologia no nosso blog e nos canais da NEXTFleet.