Um dos maiores e mais importantes ativos de uma companhia é a frota automotiva e, pensar em soluções inteligentes para a gestão da mesma é essencial. Um dos pontos que requer mais atenção é o processo de desmobilização, que deve ser feito de forma sustentável e sempre prezando pela redução de custos.
É essencial estar atento ao período útil da frota – baseado em uma conta feita a partir de tempo de contrato, custo do veículo, depreciação do bem e quilometragem rodada. Uma das formas de garantir que a desmobilização seja feita de forma rápida e econômica é terceirizar essa ação. Preparamos quatro motivos para você entender os benefícios:
- LOGÍSTICA REVERSA:
É feita por meio de um estudo onde são detectados todos os veículos que precisam sair de circulação. O segundo passo é retirá-los dos domínios da empresa e do uso pelos colaboradores. Isso requer um processo organizado de centralização dos automóveis e um espaço pré-destinado no pátio. Quando se terceiriza a desmobilização a logística se torna mais acessível deixando os custos menores.
- SELEÇÃO DOS CARROS
Nem todos os carros têm o mesmo destino na desmobilização. Tudo vai depender das condições de uso: alguns podem ser vendidos para os próprios colaboradores da empresa de forma particular, outros podem ser repassados para concessionárias ou participar de leilões, aqueles que podem ser aproveitados em outro setores da empresa e os que seguem para desmanche. O ideal é que esse destino seja decidido por meio da visão de um especialista, que irá determinar em qual fase cada veículo da frota da sua empresa está.
- TRANSPARÊNCIA NOS REPAROS
Uma opção antes de desmobilizar o veículo é repará-lo antes da venda, uma vez que esse custo é menor que o valor da depreciação do automóvel. A escolha das oficinas de menor custo, o processo de entrega e retirada dos veículos e todos os cálculos podem ser feitos pela terceirizadora e há uma chance de aumentar a taxa de recuperação do investimento.
- CANAIS DE VENDA CONFIÁVEIS
Ao contratar uma empresa especializada é possível aumentar a velocidade de venda da frota, já que os canais de venda já são conhecidos. O leque de possibilidades passa pela venda presencial, venda online, mercado para lojistas, etc. Tudo isso gera uma diminuição dos custos operacionais.
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